quarta-feira, 28 de maio de 2008

ANIMAL COLLECTIVE + ATLAS SOUND Cinema Batalha, Porto, 27 de Maio de 2008


Mais um concerto super-patrocionado pela operadora móvel cor-de-laranja, o que em 2008 parece ser uma sina. Ainda bem, pois a casa estava quase cheia, pelo menos na plateia em pé. Na primeira parte esteve Bradford Cox, mentor e executante que dá pelo nome de Atlas Sound. Entrou para o palco sozinho, local onde construiu uma teia sonora constante, agradável e até surpreendente. Sentado no palco entre tanta parefernália, a sua presença foi sempre impreceptível, o que já não se pode dizer da música que foi apresentada. A teia sonora construida resulta e a “cama” preprada em loops pré-gravados é merecedora de audição atenta – o disco entretanto editado é a prova disso mesmo.
Depois de um intervalo demasiado longo, foi a vez dos Animal Collective, agora reduzidos a um trio, mas cuja potência continua brutal. Experimentalismo e algum psicadelismo em alta dose, demasiado alta no nosso entender (quem sofrem são os tímpanos...). Em relação ao concerto de 2005 na CDMúsica, parecerem-nos menos inspirados, mas mais maduros, o que aliás transparece do seu último disco “Strawberry Jams”. O público e ainda em relação à anterior passagem pelo Porto, surgiu mais recatado, numa atitude expectante, à espera, com toda a certeza, de ser espicaçado, o que não viria a acontecer. Sem direito a qualquer encore (a tal falta de inspiração?), a massa sonora continua a ser vanguardista e de difícil classificação, num concerto escorreito, competente, mas sem as euforias de outros tempos. Talvez seja melhor continuar a ouvi-los em disco!

4 comentários:

O Puto disse...

Boas! Utilizei uma foto da galeria para ilustrar este concerto no meu blog. Espero que não haja inconveniente. Muito obrigado!

José Miguel Neves disse...

E qual é o teu blog?

O Puto disse...

É este.

José Miguel Neves disse...

ok, kid!