segunda-feira, 29 de junho de 2009

SECRET CHIEFS 3, Passos Manuel, 28 de Junho de 2009


A noite de Domingo no Passos começou com um pequeno recital de Franklin Pereira em cítara indiana. Instrospecção em ambiente calmo, um género de bálsamo benzido para um auditório quase esgotado.
Segundo o aviso prévio, o concerto dos Secret Chiefs teria três partes distintas e, por isso, dois intervalos. Num primeiro momento (“UR surf set”), o quinteto comandado pelo guitarrista Trey Spruance (Faith No More, Mr. Bungle, etc) apresentou-se a rigor, trajando de negro e óculos escuros, para uma sequência de rock antigo. Meia hora de intenso ritmo a lembrar velhas canções de surf-rock, rockabilly e western spaghetti com direito a trompete e tudo! Entre as diversas versões pareceu-nos ouvir o mítico “Halloween” de John Carperter…
Depois de uma curta pausa para trocar de roupa, a banda surgiu envergando trajes encapuçados de monge! Spruance largou a guitarra eléctrica e surgiu empunhando uma outra guitarra, um género estranho de saz indiano ligado à corrente. As sonoridades mudaram de forma notória, para um género indefinido (“Ishraqiyun set”) de influência medieval e árabe, mas nada estranho para quem conhece o disco “Book Of Horizons”. Destacou-se ainda o violino de Timb Harris que ajudou ao prolongar da intensidade. O frenético movimento dos personagens em palco e respectivos trajes sob fundo negro, constituíram um cenário pouco habitual e, por isso mesmo, memorável!
Num último momento, já vestidos normalmente, a parte mais aguardada (“SC3 favorites set”). Temas dos Secret Chiefs 3 mais conhecidos onde Spruance continuou imparável nos seus solos de guitarra, instrumento donde surgiram os mais inesperados sons e sequências. Realce ainda para a bateria poderosa de Ches Smith e o baixo e percurssão de Shahzad Ismaily, numa perfomance arrebatadora. Uma noite progressiva em todos os sentidos
!

Sem comentários: