domingo, 10 de junho de 2012

VERONICA FALLS + BAXTER DURY + I BREAK HORSES + THE WEEKND + KINGS OF CONVENIENCE + SAINT ETIENNE + THE XX, Primavera Sound, Porto, 9 de Junho de 2012

Chuva! Ora aí está uma condicionante de qualquer evento ao ar livre que altera, em poucas horas, o programa das festas. Na entrada do recinto uma fila enorme de pessoas já encharcadas faziam figa para que os bilhetes para as sessões de hoje na Casa da Música chegassem às suas mãos. Atendendo às circunstâncias preferimos apostar nos concertos em palcos mais pequenos, de preferência cobertos e esquecer os tais bilhetes já que havia, certamente, onde passar melhor o tempo. 

O palco Club era o refúgio perfeito para evitar a chuva que insistia em cair. Os Veronica Falls são jovens, mas ouviram muita da música inglesa dita independente dos noventa e o resultado é o espelho dessa influência. Nada de novo, mas bem feito e algumas canções bem esgalhadas. O som, mal calibrado, não ajudou a uma melhor definição. Para descobrir e testar em melhores condições. 

No mesmo local, agora já repleto, Baxter Dury logo de seguida não desiludiu. Contudo, não foi um concerto arrebatador que tinha todas as condições para acontecer. O filho de Ian Dury tem boas canções, uma banda oleada mas talvez fosse bom não exagerar na bebida o que condicionou, no nosso ver, a actuação. Mesmo assim, revigorante e a permitir passar um bom bocado. A chuva, essa não parava... 

Dos Spiritualized (condicionados) e Death Cab For A Cutie (cancelados) nos recintos principais fomos ouvindo notícias contraditórias e por isso arriscamos nos I Break Horses no palco ATP. O disco de estreia é óptimo mas, mais uma vez, um som abafado e alguns problemas técnicos em palco impediram uma melhor fruição das canções. Mesmo assim quem lá esteve não deu o tempo por mal perdido. Perdido só um tal jogo de futebol que, ainda bem, acabamos por não ver. 

Os The Weeknd são nitidamente um fenómeno do nosso tempo, ou seja, viral e virtual. Os vinte minutos que passamos na tenda do palco Club a rebentar pelas costuras foi notória uma adesão massiva e não será difícil perceber que, para uma franja muito jovem do Primavera, este terá sido o concerto do festival. Para nós, o projecto até que não resvala para o acessório mas longe de uma sedução tão extasiada. Ala para o palco principal. 

Os Kings of Convenience não tem emenda. São sedutores, práticos na inteligência com que agarram uma plateia e que neste caso era bem grande e, acima de tudo, convincentes nas canções que tocam como ninguém no actual mundo da pop. O primo Erlend Oye continua irreverente, irónico e se então juntarmos uma bateria, baixo e uma guitarra eléctrica, o homem torna-se imbatível na dança e nos gestos e a festa é, previsivelmente, inesquecível. Mais uma vez... Confirmem nos videos abaixo. 

Tínhamos uma ideia pré-concebida que os Saint Etienne teriam alguma dificuldade em afirmar-se ao fim de tantos anos de recolhimento. Felizmente estávamos errados. Passadas duas ou três canções já a dança de uma plateia notoriamente mais adulta e conhecedora das canções se fazia sentir ao longo da colina. Houve alguns temas novas mas, obviamente, não falharam, para nosso gáudio, muitos dos que fizeram história há mais de quinze anos. Surpreendente e, no mínimo, descontraído. 

Agora sim, deu para notar que todo o Primavera estava ali, um mar de gente de perder de vista. Quem diria que passados dois anos os The XX são já um quase fenómeno de estádio visivelmente abrangente. É que, quer espanhóis, portugueses ou tantas das outras nacionalidades presentes, cantaram bem alto as canções já míticas do álbum de estreia, o melhor sing-a-long do mundo segundo o próprio baixista e front-man do trio. Experimentaram-se a maioria dos temas do muito aguardado segundo disco, comprovadamente a apostar e a arriscar na mesma fórmula sonora, mas ecoaram bem alto "VCR", "Night Time" ou "Crystalized". Cheirou a consagração e também a fim-de-festa. Para o ano, ainda bem, haverá mais. Balanço (i)reflectido em breve por aqui...















+ videos no Canal Eléctrico.

Sem comentários: