sexta-feira, 11 de maio de 2007


DEÊM-LHE UMA MEDALHA!
Ontem, como por acaso e magia, recuamos no tempo! A voz rouca é inconfundível e foi impossível desligar... O António Sérgio anunciava um novo tema dos Fratellis e outros se seguiram. O seu programa na Rádio Comercial entre a 0.00h e as 3.00h chama-se As Horas de António Sérgio e a intenção continua a ser a mesma: a divulgação dos novos sons, das novas bandas, das que interessam, com as rúbricas habituais como a Lista Negra, o Santuário ou o Debaixo da Língua. O programa voltou à casa mãe em 2006 depois de andar perdido desde 1997, ano em que encerrou a XFM, com o nome de “Hora do Lobo” pela mesma rádio e, mais recentemente, pela Best-Fm!!
Somos fãs desde há muito (1983/84) em que “Som da Frente” queria dizer um estilo de música, da pop à vanguarda chamada, agora, independente. Era esse o nome que escrevíamos nas cassetes gravadas porque muitas das nossas escolhas eram directamente influenciadas pela audição do programa. Dos Joy Divsion aos Aztec Camera, dos Go-Betweens aos Killing Joke, as bandas tornaram-se inesquecíveis e quase imortais. Em 2002, na comemoração dos 20 anos do programa, saiu uma edição dupla em cd que recorda um pouco todo este ambiente e em 2005 um outro disco faz um apanhado até 1993. De madrugada ou nas tardes da Comercial até esse ano fomos ouvintes fieis e devotos. Recordamos com saudade a correria para casa depois das aulas para ainda ouvir algum excerto ou gravar a “tal” música que nos faltava. Em tempos de poucas importações musicais, de preços exorbitantes dos vinis, era na gravação directa dos temas radiofónicos que a actualização possível era feita. Sabemos de alguém que tem dezenas destas gravações! Lembramos o dia do Live Aid em 1985 quando os U2 entraram em palco e o António Sérgio, a fazer os comentários na RTP, nos pediu para nos ajoelharmos... Temos a cassete lá em casa com o último programa "Som da Frente" como prova de resistência e devoção e pode ser que algum dia ela apareça em versão digital por aqui! Agora que o 10 de Junho se aproxima, que as condecorações como que florescem, estava na altura de lhe darem uma medalha... Qualquer uma, porque a insígnia da História já ninguém a pode tirar. Se existem heróis influentes cuja marca tem aquele cunho de mestre, este é um deles. Na nossa e na de milhares de vidas lusitanas. Long live António Sérgio e obrigado.

4 comentários:

Hug The DJ disse...

Não esquecer o outro prato da balança, à tarde tinhamos o Adelino Gonçalves com a "Discoteca".
A quantidade de cassetes gastas com estes dois "highlites" diários, dava cabo do orçamento a qualquer um...:)

Z

Anónimo disse...

O Sérgio foi importante mas convêm também reconhecer a importância de outras coisas muito boas como o "Dois Pontos" do Humberto Boto; Os "Musonautas" do Lima Barreto; o Anibal Cabrita; o Rui Neves ou o Rui Morrison, entre outros, como o referido Adelino Gonçalves.

Tudo gente que contribui decisivamente para mudar o gosto de alguns Portugueses no que diz respeito à boa musica.

Mas continua por aí a haver boa rádio (Saló; Hydalgo; F. Cabrita; Esteves, Somsen, etc. Juntem-nos todos numa única estação que depressa se esqueceriam desses tempos).

José Miguel Neves disse...

Imensas saudades do Rui Morrison! Mesmo muitas! A boa rádio que supostamente existe não chega infelizmente ao Porto! Essa era uma boa ideia - juntem-se todos outra vez tipo XFM...

Anónimo disse...

Eu quero uma cópia dessa cassete, tem SPK não é??
Como posso entrar em contacto??
Ou disponibiliza na net e deixa link. Thanks! Take Care