sexta-feira, 19 de outubro de 2007


MÚSICA E ARTE
De passagem pele blog No Mundo dos Museus encontarmos uma nota sobre a recente tese de mestrado defendida na Universidade de Leicester chamada ”Is there a Place for Music in Art Galleries?” da autoria de Giles Teixeira. A sinopse reza assim:

Como o título sugere, a tese visou (re)considerar qual o lugar e o papel da música nos museus de arte da cultura ocidental de hoje. O objectivo principal da investigação foi compreender e analisar porquê, de que modo e até que ponto a música influencia ou interfere na experiência museológica (de arte) do público. Concluiu-se que a introdução de música no espaço expositivo cria novos enquadramentos interpretativos, o que permite que diferentes públicos questionem e estabeleçam diversas relações e negociações no sentido com a arte. A música pode contribuir, assim, para uma experiência museológica mais enriquecedora, seja ela de natureza emocional, educativa, recreativa ou mesmo social. (in Newsletter Outubro 2007, N.º 87, p.20 - Fundação Calouste Gulbenkian)


Sempre questionamos se a música deve ou pode estar em todo o lado, mas será que nos museus ou galerias de arte ela é sempre necessária? Já agora ficamos ansiosamente à espera da publicação de tão arrojado estudo...

Sem comentários: