sexta-feira, 12 de outubro de 2007


VASCULHAR VALE SEMPRE A PENA!
Para quem, como nós, tem por hábito vasculhar velharias em vinil, entre outros, em casa dos amigos e até desconhecidos, nas lojas de segunda mão e na inevitável Vandoma, a notícia da passada terça feira do DN é simplesmente fantástica. Reza assim:

Primeira gravação portuguesa tem 107 anos
Nuno Passos
O disco foi produzido por um inglês no Porto
Foi há 107 anos. A primeira gravação feita em Portugal chama-se Cantos do Minho, pertence à Banda da Guarda Municipal do Porto, data de Outubro ou Novembro de 1900 e foi produzida por William Darby. Este engenheiro britânico produziu naqueles dois meses, em visita ao Porto, um total de 85 discos de zinco de sete polegadas, todos de uma faixa, interpretados por bandas, tenores, fadistas, actores de teatro, mas também uma cantora de ópera e um guitarrista. A história recua assim três anos, já que a gravação mais antiga que se conhecia entre nós era de 1903.A informação foi dada ao DN pelo investigador alentejano José Moças, que recentemente achou num vendedor de discos nas ruas do Porto, "por mero acaso", dois dos 85 registos do pacote - Fado Hylario, do "señor Duarte Silva, portuguese baritono", e Oh Julia, do "señor José Brito, portuguese tenor". As duas "rodelas" têm selo Berliners, a antecessora da Gramophone, depois transformada na His Master Voice e, hoje, na EMI.
"Vi um monte de discos velhos no chão, separei o que era música portuguesa e, só quando cheguei a casa, reparei que dois eram diferentes. Fiquei louco, nem queria acreditar", exclamou Moças. O também responsável da editora Tradisom contactou de imediato um perito inglês e confirmou que as raridades (marcadas a "00", ou seja, do ano 1900) se deveram à vinda de William Darby, especificamente ao Porto, no périplo de 13 cidades que correu pela Europa de Dezembro de 1899 a Novembro de 1900.
"Não há hipótese de haver mais gravações para trás em Portugal, Darby foi dos primeiros a gravar no velho continente, pois o gramofone tinha sido inventado três, quatro anos antes", sustentou José Moças. Em termos de investigação recuou-se quatro anos em Portugal, o que "é muito tempo" face à época avaliada. "A sorte persegue-nos quando a procuramos, basta persistir e gostar das coisas", vincou ainda José Moças. Assumiu, aliás, ter já conhecimento de outros álbuns de 1902 e 1903 ligados ao fado, à revista, a teatros populares e a bandas. Até aqui, a primeira gravação de fado conhecida datava de 1902, do cantor brasileiro Manuel Pedro dos Santos, chamado Bahiano. Não se sabe do disco, mas um arquivo no Brasil tem a cópia da gravação.


Há que continuar a ser persistente!

Sem comentários: