segunda-feira, 21 de julho de 2008

THE NATIONAL, Festival MANTA, CCVila Flor, Guimarães, 18 de Julho de 2008


Há notoriamente uma “nacionalidade” crescente! No jardim de Vila Flor, em noite quente de Verão, uma multidão de aficionados juntou-se para provar orgulhosamente que pertencem ao mesmo “país” – pediram-se canções, trautearam-se refrões, ovacionou-se quase tudo. A banda, talvez surpreendida, não foi tão eficaz como na Aula Magna mas não deverá ter desiludido muita gente. Pudera, concerto em nome próprio, paisagem nocturna de cortar a respiração banhada por uma lua cheia intensa e público maioritariamente pré-conquistado. Talvez este facto tenha potenciado uma atitude mais recatada e menos provocadora. Cansaço?
Do alinhamento nada a dizer, apesar de uma das nossas preferências – “Guest Room” - não ter sido, outra vez, escolhida. Os momentos mais calmos (“Racing like a pro” ou “Green Gloves”) continuam ser arrepiantes, mas “Fake Empire” e “Mistaken For Strangers”, com a ajuda de uma dupla de metais, marcaram também muitos pontos. No encore, “Mr. November” culminou energicamente noventa minutos intensos de uma banda que já conquistou, por direito próprio, o “passaporte” português, carimbado definitivamente em Guimarães, berço da tal nacionalidade...

Já depois do concerto, deitados na relva e de copo bem cheio de cerveja fresca, a selecção musical da dj de serviço encaixou na perfeição. A menina Manuela Azevedo (Clã) provou que os dj’s não se medem pelas batidas, passagens ou efeitos, mas pelo bom gosto e diversidade: os Divine Comedy ou Rufus Wainwright, os Flaming Lips ou até Paul McCartney soaram como brisa refrescante numa noite de verdadeiro verão. Faltaram, indesculpavelmente, as mantas... (videos HugTheDj).

Sem comentários: