segunda-feira, 30 de maio de 2011

MOON DUO + EMERALDS + GANG GANG DANCE, Serralves em Festa, Domingo, 29 de Maio de 2011


Ao duo formado por Ripley Johnson dos Wooden Shjips e Sanae Yamada não faltou nem audiência nem estilo. Guitarra portentosa, óculos escuros e muito bright look ajudaram os Moon Duo a atrair uma verdadeira multidão ao espaço do ténis. Conhecedores e fãs misturaram-se com novos e velhos ouvintes de circunstância, um fenómeno pacífico e salutar a que esta festa já nos habituou. O som, um pouco baixo, ajudou a que as desistências não fossem muitas, mas o que é certo é que a sintonia aparentemente simples de um teclado e uma guitarra, formaram uma experiência sónica viciante que requer nova e rápida apresentação. Pena que tenha acabado tão depressa, embora a tempo de evitar a chuva que ameaçava cair cada vez mais forte. Uma estreia em cheio por estas bandas.






 













Os Emeralds tiveram sorte. Não é todos os dias que se tem oportunidade de tocar numa sala de exposições de um dos principais museus do país. A chuva milagrosa levou o concerto do ténis para a Sala 5 de Serralves, um espaço central lindíssimo onde se encontra patente parte importante da mostra "In Itinere" do artista português José Barrias. Em quarenta e cinco minutos, montou-se o sistema sonoro, improvisaram-se bancadas e lugares sentados. Quanto ao cenário, não foi necessário, obviamente, qualquer melhoramento e o mesmo se poderá dizer da qualidade do som e que som. Um rendilhado sonoro instrumental de cariz ambiental, mas de base potente, onde se sobrepõem sintetizadores e uma única guitarra poderosa. Aclamados por muita gente, os elogios são bem merecidos, já que ao fim de uma hora os fortes aplausos reflectiam a satisfação do público. Sem dúvida, um momento alto da festa.  




















A festa associada à última data da digressão dos Gang Gang Dance tinha no prado de Serralves o local ideal para estourar. Pena que a chuva insistente tenha levado à desistência de muitos, o que não impediu, no entanto, que umas centenas de resistentes tenham, em boa hora, comparecido. O gang da dança, apesar de algum indisfarçável cansaço, teve a proeza de por toda a gente a mexer, iniciando a contenda com o exótico "Adult Goth". Contudo, a voz da irrequieta vocalista Lizzi Bougatsos só ao fim de mais um tema se fez, finalmente, ouvir, muito por culpa do público que reclamou o aumento do volume do microfone. Para compensar a falha, Bougatsos em nítido estado aceso, decidiu descer para o meio do público acompanhada por um suposto rodie possuído que nunca parou de agitar um plástico ao jeito de bandeira! Enquanto a restante banda se mantinha em palco em versão instrumental ("House Jam"?), o duo passeou entre os presentes, tirou fotografias, meteu conversa e dançou em cima de cadeiras de plástico, num momento desopilante e até caricato. Normalizado o line up, a banda atirou-se de cabeça a "Eye Contact", o magnífico disco novo que serviu de inspiração a muitas das imagens projectadas em fundo de cenário. Destaque para as agitadoras "Chinese High", "Glass Jar" e "Mindkilla", esta última já com o anfiteatro plenamente agitado e rendido. Um furor de fazer parar a chuva que terminou, já no encore, com "Thru and Thru" em versão ainda mais endiabrada. Muito boa energia positiva...

Sem comentários: