segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

(RE)VISTO #40


















YOUNG @ HEART
de Stephen Walker e Sally George, 2007
RTP2, 25 de Dezembro de 2011
Há já alguns anos que a programação televisiva de qualquer dia de Natal repete um única fórmula: filmes de preferência para os mais novos, o que quase sempre é sinónimo de animações em banda desenhada em catadupa e sobreposição. Foi por isso particularmente feliz a emissão a meio da tarde no segundo canal da RTP deste magnífico e já famoso filme documentário. 
Na cidade americana de Northampton surgiu há já três decádas um coro de idosos incomum pelo reportório escolhido para as suas actuações. Temas dos Talking Heads, Sonic Youth, James Brown, Jimmi Hendrix, Clash ou até Coldpaly são ensaiados com abnegação por homens e mulheres para os quais a música é sinónimo de camaradagem, amizade e espírito jovem. Famosos pelas digressões na Europa e principais cidades americanas, o colectivo enfrenta verdadeiros desafios na interpretação de canções de artistas de que raramente ouviu falar, mas que são assumidos como inspiradores da sua vida diária entre hospitais e lares de recolhimento. Liderados por um maestro persistente e arrojado, o colectivo tem neste documento uma prova inequívoca de que o canto e a música são, no fundo, uma fonte de libertação e, sem exageros, de vida, como o prova o disco que os Young @ Heart se encontram agora a gravar.
Divertido e verdadeiramente emotivo, este é sem dúvida um daqueles documentos que devia merecer, por todas as razões, um horário nobre de emissão no principal canal da televisão pública.        

Sem comentários: