quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MEMÓRIAS #1

O que fazer das cassetes em VHS, gravadas principalmente nos anos 90, a apanhar pó na arrecadação ou na garagem? Muitos de vós já se questionaram sobre o destino a dar a essas centenas de registos analógicos de filmes, séries e tudo o que pudesse "encher" os 240 minutos de fita. No nosso caso, resistimos algumas vezes a que fossem parar ao lixo na esperança de talvez um dia as tornar a ver e vasculhar, não os filmes ou séries que o esplendor do DVD veio muitas vezes preencher, mas sim os "enchimentos" com o universo da música que tínhamos a mania de fazer: clips, programas ao vivo, reportagens de concertos, entrevistas e outras selecções aleatórias que os 4 canais de televisão da época permitiam escolher. 

Alertado por um amigo, adquirimos a semana passada numa grande superfície um conversor barato de video VHS para imagens digitais e, após algumas dificuldades técnicas não completamente ultrapassadas, começamos a tarefa de visionar, seleccionar e capturar pedacinhos de história que julgamos interessantes e pertinentes juntar a essa televisão imparável e com "cobertura de sinal" planetário que se chama Youtube, mesmo que a qualidade de alguns dos registos e do próprio antigo video-gravador não permitam grandes resultados. 


Assim, aqui fica o primeiro ficheiro do novo Canal Eléctrico II com link aqui ao lado e onde iremos colocando toda esta tralha analógica da qual não temos obviamente direitos de autor, estando por isso sujeitos a que nos seja dada ordem de encerramento compulsivo sem hipótese de recurso. Esperemos que gostem das memórias... enquanto durarem! 


O projecto Jazzmatazz (e não Jazzbatazz como foi mal traduzido) de Guru e onde colaborava o grande Donald Byrd no programa de Jools Holland em 1995 serve, assim, de tiro de partida e serve ainda de homenagem a dois músicos entretanto falecidos. Não por acaso, o tema tem por título "Feel the Music"...  




1 comentário:

cruzabe disse...

Fantástico! E gd escolha :