quinta-feira, 20 de agosto de 2015

GALA DROP+BLOOD RED SHOES+SLOWDIVE+TV ON THE RADIO, Festival Paredes de Coura, 19 de Agosto de 2015
















A apetecível edição 2015 de Paredes de Coura teve um início auspicioso. Anfiteatro preenchido desde cedo, bom tempo e aquela inconfundível brisa minhota que vai arrefecendo quando a noite cresce. 

Começaram ainda ao sol os Gala Drop, uma óptima escolha de boas vindas para testar a dimensão adequada do colectivo luso para espaços arejados, mesmo que que a plateia tenha feito o balanço maioritariamente sentada na relva. Sem que fosse necessário, mais uma oportunidade para confirmar a grandeza e validade da sua música.  

Os Blood Red Shoes não demoraram muito tempo a aquecer. A bateria e guitarra do dueto tinha muitos fãs à espera e isso fez-se notar na primeira grande agitação na frente do palco, mesmo que a receita sonora se aproxime demasiado dos White Stripes de boa memória. Sem contemplações ou rodeios desnecessários, um concerto certeiro.

Dos Slowdive não se esperavam surpresas. A sua música tinha um prazo de validade que parecia ter terminado mas, como sempre e ainda bem, chegou o tempo de o alargar a novos e, já agora, velhos públicos. Consistente e hipnótico até, a banda de Reading tem nas vozes de Neil Halstead e Rachel Goswell um travo sedutor que se destaca na densidão de guitarras venerada pelo shoegaze. Há quem não goste, há quem adore. Nós adoramos!

O concerto dos Tv On The Radio podia ter sido mítico. A banda está em plena forma, pronta a partir a loiça e o publico agarrado respondeu à altura. Mas exagerou... O crowdsurf na frente tornou-se caótico, acenderam-se very lights perigosos e, notou-se, David Sitek e Cª meteram travão e reduziram a "velocidade" depois do aviso de Kyp Malone. Mesmo assim, um espectáculo imenso de uma banda muito difícil de igualar na intensidade e brilhantismo das canções. 

(+ videos no Canal Eléctrico)        













Sem comentários: